Blog

    Isenção de ICMS em Serviços Públicos


    Redução de Tributos) Isenção do ICMS em Serviços Públicos - Luz, Gás - de Igrejas, Organizações Religiosa.

    Obtenha isenção no ICMS em Serviços Públicos como Luz e Gás da sua Igreja - Organização Religiosa.

    É possível obter uma redução na conta de Energia Elétrica, bem como do gás para igrejas.

    Vejamos o que diz a lei quanto ao assunto em questão.

    Estabelece a Constituição Federal, Art. 150, inciso VI, “b”, in verbis:

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    VI – instituir impostos sobre:
    b) templos de qualquer culto;
    § 4.º - As vedações expressas no inciso VI, alíneas “b” e “c”, compreendem somente o patrimônio, a renda e os serviços, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas.


    Corroborando com o dispositivo mencionado, dispõe a Lei do Estado do Rio de Janeiro, sob n. 3266/99, com alterações pela Lei Complementar 182/2018, assim dispondo em seus artigos, vejamos:

    Art. 1º Fica proibida a cobrança de ICMS nas contas de serviços públicos estaduais – energia e gás – de igrejas, templos de qualquer culto, Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Beneficentes que atendam majoritariamente pacientes oriundos do S.U.S – Sistema Único de Saúde, Associação Brasileiras Beneficentes de Reabilitação – ABBRs, Associação Fluminense de Reabilitação – FR, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs e Associações Pestalozzi, desde que os imóveis estejam comprovadamente na posse dos respectivos templos, igrejas, Santas Casas de Misericórdia, hospitais Beneficentes, Associações Brasileiras Beneficentes de Reabilitação – ABBRs, Associação Fluminense – AFR, Associações de Pais e Amigos Excepcionais – APAEs e Associações Pestalozzi.


    Art. 4º Os estabelecimentos mencionados no artigo 1º da presente Lei deverão requeres, junto às empresas prestadoras de serviços, a imunidade a que têm direito.

    Desta forma, conforme diretriz dos artigos supracitados, temos garantida a isenção (redução) da cobrança do ICMS nas Contas de Serviços Público de fornecimento de Energia (Luz) e Gás das Organizações Religiosas – Igrejas, concedido por Lei Estadual do Estado do Rio de Janeiro, ou seja, esse benefício é permitido apenas no Estado do Rio de Janeiro.

    Para obter o benefício é necessário cumprir alguns requisitos, quais sejam:

    1. Estar devidamente constituída (CNPJ) como pessoa jurídica de direito, no caso específico, como Organização Religiosa - Igreja, com a prática da realização de culto de natureza religiosa.

    2. Comprovar que a Igreja possui a posse e/ou propriedade do imóvel a qual consta no registro o número do Cliente e o número do Medidor do fornecimento de Energia Elétrica (Luz) para o qual requer o benefício, fatos que devem ser comprovados por documentação probante.


    Para comprovar a posse e/ou propriedade, podemos por exemplo anexar o contrato de locação ou o título da propriedade do imóvel.

    Após, de posse dos documentos acima, deverá ser requerido o benefício junto ao órgão competente, para que seja concedida a isenção/imunidade do ICMS incidente sobre as Contas do Fornecimento de Energia Elétrica da Light S/A.

    Por fim, é de extrema importância observar que deverá ser informada a desocupação do imóvel para finalizar a isenção, sob pena de sanções civis e criminais.


    Preencha o formulário e obtenha o modelo de requerimento para obter esse benefício.

    Por favor, digite seu Nome Completo...!
    Por favor, digite seu e-mail...!
    Por favor, digite seu Celular...!
    Por favor, digite sua Área de Atuação...!
    Por favor, aceite os termos da nossa Política de Privacidade - LGPD...!

    Nossos Contatos

    Contacte-nos pelos canais abaixo, será uma honra atendê-lo(a)...
    WhatsApp
    (27) 98105 5607
    Ticket
    Enviar Ticket
    Email
    pantaleao@pantaleaoadvocacia.com.br

    Pantaleão Advocacia ® é um Escritório de Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica.

    Atuamos em diversas áreas: Cível, Tributário, Eclesiástico, Empresarial, entre outras.

    Endereço: Rua Gelú Vervloet Dos Santos, 500, Ed. Omni Towers Office, Sala 801, Jardim Camburi, CEP: 29090-100 - Vitória/ES.

    Escritório registrado na Seção da OAB do Estado do Espírito Santo: 19.027897-2329.

    Responsável Técnico: Gustavo Carvalho Pantaleão, OAB/ES 31135.

    Pantaleão Sociedade Individual de Advocacia

    CNPJ: 35.338.424/0001-45

    .

    leao inteiro laranja branco Isenção de ICMS em Serviços Públicos - Pantaleão Advocacia ®
    2014 - 2024 Pantaleão Advocacia ®. Todos Direitos Reservados ©. | Termos de Uso e Política de Privacidade